quinta-feira, 30 de julho de 2009

Errado que deu certo...

O cientista alemão Henning Brand guardou 50 baldes de urina no porão durante meses, em 1675, esperando que o líquido se transformasse em ouro. Em vez disso, a meleca se tornou uma substância escura, grudenta e que pegava fogo espontaneamente. É o elemento que hoje chamamos de fósforo.

No século 9, um time de alquimistas chineses tentava descobrir o "elixir da imortalidade". Juntaram súlfur, salitre, minerais e mel seco. Resultado: inventaram a pólvora.

Enquanto tentava desenvolver o fósforo por um método industrial, o químico Carl Sheele descobriu outros oito elementos, entre eles o oxigênio, amônia e glicerina. Ele morreu aos 45 anos provando seus químicos tóxicos.

Quando tentava eletrocutar um peru, Benjamin Franklin tomou um choque e parou a experiência por ai. Por isso, ele não é o pai da cadeira elétrica.

Celofane, super-bonder, post-in, e a fotografia foram descobertas em acidentes de laboratório.

Ao testarem um remédio para angina (dor forte no peito) em pacientes homens, os médicos descobriram que ele fazia um efeito em outra parte do corpo. Assim nasceu o viagra.

Em 1943, o químico Alberto Hoffman, descuidado, lambeu os dedos que estavam com ácido lisérgico e sentiu uma tontura. Começa a era do LSD.